Skinner
Sabe-se que são vários abordagens teóricas e práticas sobre o processo educacional e todas buscam uma evolução qualitativa no homem.
As abordagens de Skinner, derivadas behaviorismo, evidenciam que todo ser tem inatas as qualidades parainteragir no ambiente e nele desenvolver-se. Como prática educacional fica evidenciada a idéia dos mecanismos de reforçamentos positivo e negativo. O reforçamento positivo deixa claro que alguém pode exercer nonoutro um comportamento ( mudança e crescimento ) desejável promovendo reforçamentos positivos. Também coloca que um reforçamento negativo tem como objetivo a remoção do comportamento indesejável. Skinner não faz uma defesa da punição ( método behaviorismo ) como mecanismo de extinção dos comportamentos indesejáveis ( muito aplicado antigamente no Brasil). Skinner acredita que o indivíduo age, opera no ambiente, modificando-o e este, por sua vez, influência o individuo – uma via de mão dupla.
Piaget
Piaget, formula uma teoria educacional baseada na lógica formal e evidencia mecanismo cognitivos ( de origem na psicologia ) onde o ser humano conhece o mundo material e simbólico através do contato do indivíduo com o ambiente. O ambiente possibilita situações novas, gera conflitos e desafios.
A relação do indivíduo com o meio é fundamental ao seu desenvolvimento. Piaget tem em comum com Skinner ao dizer que o indivíduo tem qualidades inatas para interagir com o meio, no entanto, enfantiza que é preciso reconhecer e respeitar as etapas ( a faixa etária das crianças ) no processo de aprendizagem. Piaget faz uma abordagem desde a criança na sua fase de inteligência sensora – motora até aos 15 ou 16 anos ao atingirem o nível das operações formais.
O método educacional de Piaget tem avanças qualitativos na medida em que compreende melhor o indivíduo como resultado de sua relação com o meio e fornece