Enfermagem
Índice
Tipos de Diabetes
Sintomas
Diagnostico
Controle
Prevenção e Causas
Consequências
Nome: Juliana R. Lopes
Diabetes
É uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, porém quando em excesso, pode trazer várias complicações à saúde.
Embora ainda não haja uma cura definitiva para a/o diabetes (a palavra tanto pode ser feminina como masculina), há vários tratamentos disponíveis que, quando seguidos de forma regular, proporcionam saúde e qualidade de vida para o paciente portador.
Tipos de Diabetes
Tipo 1: Em geral, o diabetes tipo 1, também conhecido por diabetes juvenil, tem início na infância ou na adolescência. Ele surge em indivíduos com falência total do pâncreas, o que exige tratamento adequado durante toda a vida.
Tipo 2: É o tipo mais comum e corresponde a 90% dos casos. Em geral, aparece em adultos a partir dos 30-40 anos ou em adolescentes com excesso de peso. Outros fatores que podem contribuir são o sedentarismo, histórico familiar, tabagismo e hipertensão arterial. Nesses casos, o pâncreas produz insulina, mas não em níveis suficientes, daí a necessidade de controle com dieta balanceada, exercícios físicos e, se necessário, administração de medicamentos.
Pré Diabetes: É um alerta de que algo precisa ser feito antes que o diabetes tipo 2 se torne permanente. Costuma surgir quando as células começam a apresentar dificuldade para absorver a glicose do sangue, mesmo quando o pâncreas ainda produz boas quantidades de insulina.
Diabetes Gestacional: Aparece durante a gravidez e costuma desaparecer após o parto. Em alguns casos, pode voltar depois da gravidez, a qualquer tempo, e se estabelecer na mulher com as mesmas características do pré-diabetes ou do diabetes tipo 2.
Sintomas