situaçao do empreendendorismo
NO BRASIL
INTRODUÇÃO
GEM 2006/09
O empreendedorismo no Brasil vem sendo estudado por várias instituições e órgãos governamentais, porém algumas dessas instituições utilizam a Pesquisa realizada pelo GEM com referencial nos estudos realizados.
O GEM – Global Entrepreneurship Monitor- é uma pesquisa Internacional liderada pela London School e o Babson College (EUA) cuja proposta é avaliar o empreendedorismo no mundo a partir de indicadores comparáveis. Desde 1999, quando realizou seu primeiro ciclo, até hoje, o estudo envolveu mais de 42 países de todos os continentes e dos mais variados graus de desenvolvimento econômico e social, tornando-se a investigação de maior escopo em sua área.
METODOLOGIA DA PESQUISA
O GEM tem contribuído para o desenvolvimento e crescimento do empreendedorismo no Brasil. Sua contribuição, através dos relatórios e sumários, amplia os conceitos existentes e introduz novos conceitos possibilitando assim o aprofundamento no assunto.O Brasil participa do GEM desde 2000. Toda a referência deste trabalho baseia-se no relatório do GEM de 2006, complementado com os dados de 2009.
Classificação dos empreendedores segundo o estágio de seus negócios
Estágio do Negócios
Tempo de funcionamento
Nascente
Menos de 3 meses
Novos
Mais de 3 meses
Iniciais
Até 42 meses de vida
Estabelecidos
Mais de 42 meses de vida
OBS: 42 meses é o período considerado pela literatura como determinante para a sobrevivência de uma empresa
Classificação dos empreendedores segundo a Motivação para Empreender
Empreendedores por oportunidade
São motivados pela percepção de um nicho de mercado potencial
Empreendedores por necessidade
São motivados pela falta de alternativa de ocupação e renda
Avaliação do potencial de crescimento
Para avaliar o potencial de crescimento dos empreendimentos foram consideradas as variáveis: conhecimento dos produtos pelos consumidores, quantidade de concorrentes, idade das tecnologias e