001. APS Energias alternativas
A força das marés é utilizada desde o século XI, quando franceses e ingleses utilizavam esse esquema para a movimentação de pequenos moinhos.
Conhecida também como MAREMOTRIZ, é a energia gerada a partir do potencial energético contido no desnível das marés, que deve ser superior a 7(sete) metros. Para que essa energia seja revertida em eletricidade é necessária a construção de barragens, eclusas (permitindo a entrada e saída de água) e unidades geradoras de energia. A água é armazenada durante a maré alta e é liberada durante a maré baixa, passando por turbinas geradoras de energia. O primeiro grande projeto desse tipo, foi realizado em 1967 onde os franceses construíram uma barragem de 710 metros no Rio Rance, aproveitando o potencial energético das marés. Hoje essa forma de geração de energia é utilizada principalmente no Japão, Inglaterra e no Havai. Mas existem alguns planejamentos para implantação dessa energia em outros países como Argentina, EUA, Reino Unido, entre outros países.
Existem no Brasil locais propícios para obtenção desse tipo de energia como estuário do Rio Bacanga, em São Luís (MA), com marés de até 7 metros, e, principalmente, a ilha de Macapá (AP), com marés que atingem até 11 metros, mas esse tipo de captação de energia ainda não é utilizado aqui em nosso pais.
Apesar de ser uma energia limpa e renovável, a maremotriz não corresponde a relação custo benefício, por ter um baixo aproveitamento energético de 20%. E também pode ser que ocorra algum tipo de impacto ambiental principalmente em relação ao ecossistema marinho
ENERGIA DOS VENTOS
Esse tipo de energia é usadodesde antiguidade quando movia os barcos das grandes navegações e também moinhos.
Denomina-setambém como EÓLICA energia cinética contida no movimento do ar. Seu aproveitamento ocorre por meio da conversão da energia cinética de translação em energia cinética de rotação, com o emprego de turbinas eólicas (aero geradores) para a geração de