Situaçao da didatica
Criança sempre existiu, mas infância não. Segundo o historiador Frances Philippe Áries, o mundo pré-moderno não conheceu ou conheceu de modo impreciso, comparado com hoje, a noção de infância (Pag. 8).
Uma educação marxista da educação diz que a escola moderna nasceu com o intuito de instruir as pessoas para a sastifação das novas exigências postas pelas necessidades econômicas vindas do desenvolvimento das forças produtivas e do advento do modo de produção capitalista. (Pag. 9).
Em uma primeira configuração, a infância e vista como uma fase negativa, que deve ocorre sim, mas que deve passar dando espaço ao aparecimento do adulto enquanto antítese da criança. (Pag. 9).
Em uma segunda configuração, a infância e vista como uma fase positiva que deve não só ocorrer, mas também ser prolongada, de modo a poder contaminar o homem que dela deve surgir. (Pag.10)
2- a” virada epistemológica” e a filosofia da educação moderna
O que é a virada epistemológica?Falando um tanto grosseiramente, trata-se da redução da filosofia á teoria do conhecimento ou dizendo de modo, mas especifico á epistemologia. o pensamento filosófico moderno quase todo ele é um pensamento voltado para necessidade de explicar o conhecimento e/ou fundamenta-lo ,e faz isso tentando montar modelos do que chama de “relação sujeito-objeto”,que seria a relação par excellence entre a entidade que conhece e o que é conhecido.(Pag.11).
Heidegger vê a modernidade como a época marcada pela ciência, cuja base filosófica seria uma metafísica particular: a “metafísica da subjetividade”. (Pag.12).
3- A filosofia da educação iluminista: René Descartes
A uma altura de sua vida, Descartes acredita que tudo que lhe foi ensinado nos seus anos de formação carece de solidez. Convence-se de que é preciso abandonar tudo e começar um processo-que é filosófico e pedagógico ao mesmo tempo de busca do conhecimento verdadeiro (Pag.13).
Descarte