Frangos de corte
TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE
MÓDULO I, ETAPA II
PRODUÇÃO DE FRANGOS DE CORTE
DISCIPLINAS: AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL ESTUDO DE IMPACTOS AMBIENTAIS PLANEJAMENTO AMBIENTAL
ALUNOS: DANUZA APARECIDA FEITOSA VERA LÚCIA FELIX
CAFEARA – PARANÁ
2012
PRODUÇÃO DE FRANGOS DE CORTE
Introdução
O presente sistema de produção está direcionado para a implantação de uma criação de frangos de corte confinado em aviários, em uma propriedade rural com área de 30.000 m², sendo que 6.000 m² dessa área são de reserva de Preservação Permanente, localizada a uma área rural a 1 km de distância da cidade de Cafeara – Paraná. A capacidade do empreendimento é de alojar 10.500 frangos, com uma densidade de 10 aves por m², num período de 45 dias.
Impactos Ambientais e Medida Mitigatória
Antes da própria implantação da atividade, algumas exigências devem ser tomadas para que a criação não seja uma fonte geradora de poluição, a produção de frangos de corte gera um grande volume de resíduos na forma de camas e aves mortas. A compostagem é uma ação eficiente para o tratamento de carcaças e cama de frangos quando se trata da redução de sólidos totais e da eliminação de microrganismos patogênicos. O composto é o produto final que pode ser divido em dois componentes, o húmus que irá beneficiar o solo, em suas propriedades físicas e biológicas, e os sais minerais, que serão aproveitados pelas plantas. A compostagem pode ser realizada a céu aberto com revolvimento mecânico ou em sistemas de galpões fechados.
Planejamento do Empreendimento
O terreno está situado em local de topografia plana; permitindo a locação das edificações de forma a aumentar as condições de ventilação natural, diminuindo a incidência da radiação solar. As dimensões horizontais do aviário vão