Frangos de Corte
O manejo adequado da ordenha garante a obtenção de um leite seguro e de qualidade, além disso, previne a mastite, uma doença infecciosa que em casos mais graves pode levar a vaca à morte. Antes de se iniciar a ordenha o responsável deve verificar as condições de limpeza e sanidade dos equipamentos e tanques de refrigeração, o ordenhador também deve higienizar as mãos. Outro cuidado que se deve ter antes de iniciar a ordenha mecânica é fazer o teste da caneca de fundo preto, sendo essa a principal forma de diagnosticar casos clínicos de mastite. Após essa verificação deve ser feita a desinfecção dos tetos com o intuito de reduzir a quantidade de bactérias no úbere da vaca e aí sim se iniciar o processo de ordenha. Por fim, com o término da ordenha é necessário fazer outra desinfecção nos tetos para garantir que não haja resquícios de bactérias.
Sistemas de Alimentação
Para se implantar um sistema de alimentação para vacas em lactação é necessário levar em conta fatores como, nível de produção, estágio da lactação, idade da vaca, consumo esperado de matéria seca, condição corporal, tipos e valor nutritivo dos alimentos a serem utilizados.
No primeiro estágio de lactação é aconselhável uma alimentação que permita a maior ingestão de nutrientes e matéria seca possível, para isso as vacas devem ser manejadas em pastagens de excelente qualidade. O capim elefante e a palma forrageira em geral são a base das forragens para pastejo e como complemento destas forragens, deve ser fornecido ao animal algum tipo de concentrado. Em dois dos artigos estudados observamos diferentes experiências com a utilização dessas forragens e distintos fornecimentos de concentrado. Ao receberem alimentação à base de capim elefante com adição de bagaço de mandioca, as vacas não apresentaram alterações no nível de ingestão de massa seca, o que não descarta a eficiência desse sistema de alimentação. Já no sistema de alimentação à base de palma forrageira e caroço de