Saneamento Básico
TRABALHO II
Introdução:
Aproveitando que estamos em época de eleições e também com a Copa do Mundo prestes a acontecer no Brasil, esta seria a hora perfeita para os cidadãos reivindicarem seus direitos, uma sociedade mais justa. Mostrar para o exterior que este não é só o país do futebol.
Como os cidadãos vão exigir algo dos governantes se não sabem sobre as estatísticas e informações do próprio país? As respostas comuns: “Educação! Saúde!” são muito vagas. É ai que entram algumas entidades, governamentais ou não, responsáveis por distribuir informações à população. A estas cabem a função de analisar esses conjuntos de dados organizados e transformálos em um conhecimento necessário capaz de responder as demandas do Brasil.
Essas entidades, não só disponibilizam dados organizados aos cidadãos para conhecimento próprio (exemplo, IBGE), mas elas também possibilitam que qualquer pessoa possa usar essas bases de dados para participar e melhorar a vida em uma cidade e a interação com o governo através da realização de pesquisas e análises ou a criação de aplicativos, ganhando assim uma melhor informação sobre a vida urbana e a possibilidade dos cidadãos terem uma informação ágil e acessível dos serviços da Prefeitura ou de outras instituições (exemplo, Rio Datamine).
Como tema principal, utilizaremos a situação do Saneamento Básico no Brasil e iremos explicar um pouco sobre o saneamento e porque ele é importante.
O que é saneamento?
Saneamento é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população e à produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica. No Brasil, o saneamento básico é um direito assegurado pela Constituição e definido pela Lei nº. 11.445/2007 como o conjunto dos serviços, infraestrutura e Instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento