Frangos de corte
A produção de frangos é um empreendimento que requer investimento razoável cujo retorno é proporcional à habilidade do produtor de maximizar os ganhos e minimizar as fontes de perdas. Tanto quanto a alimentação e o manejo, a saúde do plantel é importante. Aves doentes com ou sem sintomas visíveis, causam perdas à produção, além de comprometer a segurança do lote e dos plantéis circunvizinhos.
No Brasil, país grande exportador de carne de frango, a necessidade da implementação de medidas de biossegurança no setor produtivo é cada vez maior. Uma vez que problemas sanitários graves, podem comprometer a exportação de produtos avícolas, essas medidas devem ser adotadas tanto visando a obtenção de melhores resultados de produção quanto devido ao comprometimento do setor com a produção regional e nacional. O manejo de frangos de corte é um investimento que exige:
• Responsável técnico para as etapas de elaborações dos projetos de instalação e de manejo do aviário, de execução e de assistência técnica.
• A disponibilidade de recursos financeiros para o investimento inicial;
• O interesse da indústria na integração;
• Ter mão-de-obra com dedicação permanente na propriedade;
• Água de boa qualidade e energia elétrica Os cuidados gerais com a saúde dos frangos não abrangem somente limpeza e organização do aviário e suas imediações, mas engloba procedimentos como vacinação, correta alimentação, medidas de controle de parasitas, entre outras. Muitas vezes o pessoal não toma as medidas corretas deixando os frangos imunes a doenças, como influenza aviaria, salmoneloses e microplasmoses entre outras Esse trabalho tem como tema, mostrar um pouco sobre os procedimentos certos a tomar, para não deixar seus frangos de corte não imunes a doenças mínimas como calo de pé, papo cheio até doenças de grande porte como influenza aviaria e ter um lote sadio. E mostra todos os cuidados que devemos ter desde o alimento