Por que Sonhar faz bem?
Brasília, Agosto de 2014
(1) Paquímetros, Micrômetros e Relógios comparadores
1. Objetivo
Capacitar o aluno para usar adequadamente Paquímetros, Micrômetros e Relógios comparadores, através da execução correta de medições. Aprendizado do manuseio, da aplicação e dos procedimentos de calibração de Relógios Comparadores. Determinar erros de medição.
2. Prática
Apresentação dos conceitos teóricos relativos a princípio de Abbe (diferença entre Paquímetros e Micrômetros), erro de paralaxe, dispositivo de Vernier (nônio) e princípio de Palmer. Apresentação dos conceitos relacionados à calibração de instrumentos e determinação de erros sistemático, aleatório e de histerese.
Paquímetro
1. Medir as dimensões da peça dada, de acordo com as cotas estabelecidas na figura 1. Cada dimensão deverá ser medida 5 vezes utilizando o paquímetro com nônio 0,05mm.
2. Preencher a tabela 1.1, determinando o valor médio () e o desvio padrão (s) para cada dimensão.
Micrômetro
1. Medir as dimensões da peça dada, de acordo com as cotas estabelecidas na figura 1. Cada dimensão deverá ser medida 5 vezes utilizando os micrômetros indicados (interno e externo).
2. Preencher a tabela 1.2, determinando o valor médio () e o desvio padrão (s) para cada diâmetro.
Figura 1 – Peça para medição com Paquímetro e Micrômetro
Relógio comparador
1. A calibração do Relógio Comparador deve ser feita de acordo com os procedimentos e condições requisitadas pela norma técnica ABNT - NBR 6388/83.
2. A montagem do Relógio deve ser feita em um dispositivo apropriado, onde a haste móvel do Relógio Comparador está alinhado com a direção do eixo de um tambor micrométrico (padrão). A incerteza de medição do tambor micrométrico padrão deve ser 10 vezes menor que a incerteza de medição do Relógio Comparador.
3. Devem ser feitas 5 leituras com o tambor micrométrico, em diferentes