Sistematica de Importa o
1.1 Comércio
Comércio, são relações de permuta, troca, compra e venda de produtos ou serviços que sejam obrigatoriamente recíprocas. Ou seja, quando apenas uma das partes recebe ou oferece algo não é considerado comércio.
Na atividade mercantil, as principais condições de que dependem as relações comerciais são as que envolvem o pagamento e recebimento do valor econômico, representados por qualquer forma.
1.1.1 Comércio nacional e comércio internacional
O comercio se caracteriza pela troca de mercadorias e serviços e também pela movimentação de capitais dentro de uma nação, ou entre nações distintas (comercio internacional).
Comercio exterior são as regras, termos e normas nacionais das relações de negócios, transações e estudo realizados no comercio internacional.
1.1.1.1 Comercio internacional
No comercio internacional, o comprador e o vendedor devem seguir as leis internas de seus países e os parâmetros legais ditados pelo ordenamento jurídico internacional.
O que leva os países a comercializarem uns com os outros é o fato de que nenhum país é autossuficiente em tudo: exportam o excedente e importam o necessário para atender às necessidades de produção e consumo.
O comércio internacional é indispensável: ao crescimento da economia nacional e do aumento da produtividade e qualidade dos bens produzidos no país; aos investimentos estrangeiros, e de investimento nacional no exterior e de transferência de tecnologia.
1.1.1.2 Comercio Nacional
Apesar de o Estado regular a forma como ocorrerá a transferência de mercadoria (do vendedor ao comprador), ele não interfere, salvo exceções, na transferência nem na posse do produto comercializado
1.1.1.3 Importação
Quando os países não tem a capacidade de produzir tudo aquilo que sua nação necessita, eles se especializam nas atividades produtivas que desenvolvem melhor, e importam aquilo que lhes falta (podendo ser efetuada com ou sem cobertura cambial, havendo ou não