Viabilidade Celular 1
Prof ª. Claudia Dorta
Viabilidade e Brotamento das Leveduras
FATEC Marília – Tecnologia de Alimentos
3º Termo/ Noturno
Aline Pereira Paes
Laiana Pereira Silva Gonçalves de Aguiar
Regiele Pedroso Higye
Roger Pereira da Silva
Silvia Cristina Cerini Trevisan
Vanessa Cristina de Barros
Marília, 2015
Sumário
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVO 5
3. MATERIAIS 5
4. MÉTODOS 6
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO 6
6. CONCLUSÃO 8
REFERENCIAS 8
1. INTRODUÇÃO
As leveduras são os microrganismos mais importantes na obtenção do álcool por via fermentativa, na qual se utiliza de um catabolismo anaeróbico, que fornece energia na forma de ATP ou outros compostos de transferência de energia para a biossíntese do material celular e produção do etanol. O gênero Saccharomyces é um dos grupos de microrganismos mais estudados, devido a sua ampla aplicação na indústria biotecnológica. Segundo VOLPE (1997) um balanço energético simplificado para a equação do catabolismo anaeróbico da glicose pela S. cerevisiae, pode ser descrito da seguinte forma: GLICOSE → 2 CO2 + 2 ETANOL; além disso, essas leveduras são microrganismos de alta eficiência fermentativa, possibilitando selecionar cepas industriais com características superiores, ou seja, mais tolerantes aos produtos da fermentação (PACHECO, 2010).
Na indústria de alimentos a Saccharomyces cerevisiae é utilizada como agente de fermentação (pães, cerveja, produção de álcool etílico) sendo produzida por processos bem controlados, em fermentadores, com elevado grau de pureza (YAMADA et al., 2003).
A fermentação alcoólica/ etanólica é um processo biológico conduzido por leveduras, normalmente Saccharomyces cerevisiae, essas se reproduzem por gemação (brotamento). Poucas espécies desses microrganismos são utilizadas na fabricação de álcool, sendo importante a escolha de linhagens selecionadas e aclimatadas para realização da fermentação etanólica, devendo segundo