Anotaçoes Luckesi
Subsídios Para a Organização do Trabalho Docente
O trabalho docente pretende produzir efeitos objetivos; para tanto, como uma ação intencional, necessita de planejamento e de uma execução direcionada para determinado objetivo. Ou seja, não há como atingir os fins colimados pela prática educativa intencional sem que sejam definidos os resultados esperados, assim como os meios e procedimentos necessários ao seu atendimento.
Nesta perspectiva, para a organização do trabalho docente, torna-se necessário ter clareza acerca dos fins políticos da ação educativa; dos fins propriamente educativos que conduzem aos fins políticos; dos princípios, recursos científicos e técnicos que sustentem uma ação eficiente ante os objetivos; da execução das atividades em coerência com os princípios políticos, educativos e científicos assumidos.
No texto que se segue, fazemos uma indicação sobre essas questões, tendo em vista subsidiar a reflexão e a prática de educadores escolares(2).
Fins Políticos da Prática Educativa
O ser humano vive em sociedade e, em função disso, todos os seus atos estão comprometidos com o todo social. Cada um, singularmente considerado, é uma expressão do todo e, por isso, os seus atos tanto sofrem a ação do todo como atuam sobre ele.
' Doutorando em Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP; professor da 2 Universidade
Federal da Bahia.
O tema aqui apresentado ia sofreu algumas alterações feitas por mim e foi publicado em Prática Docente e Avaliação
(Rio de Janeiro, ABT, 1990). Muitas partes deste texto são transcrições daquele, porém aqui dou novo tratamento à temática.
88
Não há ato individual nosso que não tenha repercussão no social, desde que com ele estejamos comprometidos, constitutivamente.
A ação do educador escolar, nesta perspectiva, é uma ação politicamente comprometida. Seus atos não são isolados e atômicos, mas articulados com determinada direção