sistemas e processos
A Figura 1.7 mostra a lógica de desenvolvimento do processo.
Quando se pretende obter algum resultado futuro, é preciso primeiro saber a posição ocupada pela organização no ambiente, qual sua posição no mercado, quais e quantos dos recursos estão disponíveis. A posição da organização no ambiente e os recursos disponíveis constituem a estrutura da empresa. Com base nessa estrutura é possível definir com boa proximidade o que precisa ser produzido e quais os resultados a serem atingidos no futuro. O passo seguinte é a definição de como esses recursos serão adequados e empregados para obtenção dos resultados.
Embora seja pouco visível, existe interação entre sistemas, processos, métodos, funções administrativas e procedimentos operacionais. Em rigor, essas coisas devem acontecer simultaneamente e de forma articulada. Como já foi dito, o sistema é um conceito e cabe à administração divulgar esse conceito, por meio do exercício das funções administrativas. Os administradores disseminam na estrutura o sentimento de colaboração entre as pessoas e a cooperação no sentido de fazer as informações fluírem livre e adequadamente em todos os sentidos na estrutura. A integração e harmonia organizacional é uma das responsabilidades da administração. A circulação das informações intra-organizacionais revela o processo de comunicações. A forma como ela acontece revela o método e a definição de fontes das informações e sua distribuição aos respectivos usuários revela o sistema.
1.8 RACIONALIZAÇÃO E RACIONALIDADE
O termo racionalização vem da razão e indica a luta contra o desperdício de tempo, de material, de dinheiro e do próprio esforço humano. O conceito teve origem em René Descartes que lançou a idéia do raciocínio lógico, empregado operacionalmente pelo Taylorismo,’ com sentido analítico, lógico e racional, isto é, sem interferência da parte emocional do homem nas decisões administrativas.
O instrumental