Sistemas multimedia
Mas, uma das principais características da multimédia é a possibilidade da interatividade entre os sistemas multimédia e os utilizadores. Para que isso seja possível é necessário que os sistemas multimédia interativos possuam interfaces que permitam que os utilizadores possam controlar e interagir com os respectivos sistemas interactivos. Ecrã táctil, rato, teclados ou qualquer outro periférico, são interfaces que permitem o utilizador realizar ações de interação com a máquina e controlar a informação apresentada.
Considero, portanto, que a multimédia e a interatividade caminham lado a lado, estabelecendo deste modo o relacionamento entre o utilizador e os sistemas e aplicações multimédia, ou seja, existindo assim uma comunicação mútua. Contudo, convém referir que nem todos os sistemas multimédia implicam interatividade por não possuírem interfaces capazes dessa interação entre utilizador e sistema multimédia. Vejamos o exemplo do visionamento de um filme ou de um programa de televisão onde o utilizador não tem qualquer controlo na apresentação da informação sendo apenas um espectador passivo da informação ou imagem que lhe está a ser apresentada, ou seja, não consegue manipular ou alterar a informação que está a chegar até ele.
Já com os sistemas multimédia interativos o utilizador pode alterar, manipular e personalizar a forma como é feita a apresentação da informação. Para uma personalização da