Cpqd
TEORIA GERAL DAS ORGANIZAÇÕES
PESQUISA CPQD
Profª.: Marinete
Dorcas Vieira Dias Rodrigues
Histórico
O CPqD foi criado em 1976 como Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Telebrás, empresa estatal que detinha o monopólio dos serviços públicos de telecomunicações no Brasil. Desde então, ocupa posto de vanguarda tecnológica, sintonizado com o futuro e antecipando-se às necessidades de uma sociedade que se modifica e evolui em alta velocidade. Em 1998, com a privatização do sistema Telebrás, o CPqD tornou-se uma fundação de direito privado, ampliando a sua atuação, tanto no escopo como na abrangência do mercado.
Centrais digitais, antenas, sistemas de transmissão digital, equipamentos de transmissão óptica, fibra óptica, laser semicondutor, centrais de comutação por pacote, telefone público a cartão indutivo, centrais de telex, complexos sistemas de suporte a operações e negócios e tantas outras tecnologias desenvolvidas no CPqD, que somadas ao conhecimento sobre o mercado e a sociedade brasileira, em seus aspectos culturais, socioeconômicos e históricos envolvidos com TICs, consolidaram no CPqD potencial inovador único na área.
Contribuição para a sociedade
Os conhecimentos gerados pelo CPqD atingem o mercado sob a forma de tecnologias de produto, sistemas de software, serviços tecnológicos, consultorias e participação com capital intelectual em empresas emergentes de base tecnológica. Estes resultados geram novos empregos, aumentam a competitividade dos clientes e parceiros, contribuem para a inclusão digital da sociedade e produzem riqueza para o País.
Grandes e pequenas empresas se beneficiam das inovações criadas pelo CPqD que aumentam a eficiência desses negócios e alavancam o empreendedorismo no Brasil.
O portfólio do CPqD está alinhado com os temas de maior repercussão da atualidade: banda larga, nas telecomunicações; smart grid, no setor elétrico; banco do futuro, no setor financeiro; cidades digitais, na