Engenharia
Convênio: CPqD – LabIUtil / UFSC
Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Engenharia de Usabilidade
1 Introdução
A Engenharia de Usabilidade, termo popularizado por Jakob Nielsen em livro lançado de mesmo nome em 1996, representa todo um esforço lógico para garantir a qualidade em uso de programas de software interativo. Sua popularização evidencia tanto a demanda como a oportunidade para soluções de software com interfaces intuitivas, fáceis de usar e eficientes. Inicialmente as teorias, modelos e abordagens propostas pelos pesquisadores de IHC (Interação Humano-Computador) eram abstratas demais para sua aplicação corrente pela indústria de software. Hoje, entretando já existem métodos, técnicas e ferramentas capazes de implementar uma função de engenharia de usabilidade ativa nas empresas. Entre o ferramental disponível encontram-se as normas ISO de qualidade de software, sendo a qualidade em uso, um fator proposto inicialmente na norma ISO 9126 explorado de forma exclusiva na norma ISO 9241 sobre qualidade ergonômica para software de escritório (1996). No Brasil, a ABNT abriga uma Comissão de Estudos junto ao Comitê de Qualidade de Software que deve lançar em breve as primeiras partes da norma ISO 9241 traduzida para o português.
2 Contexto do Projeto
Sensíveis a este movimento, o CPqD e LabIUtil, ja há algum tempo, tomam iniciativas conjuntas, principalmente para a capacitação em engenharia de usabilidade. O presente projeto de pesquisa e desenvolvimento está na continuidade da aproximação iniciada em 1996 entre estas intituições.
O labIUtil, Laboratório de Utilizabilidade da Informática da Universidade Federal de Santa Catarina (INE/CTC/UFSC) apoia, desde de 1995 as empresas brasileiras produtoras de software interativo que buscam a melhoria da usabilidade de seus sistemas de software interativo. Entre os clientes do labIUtil constam empresas públicas e privadas como o CPqD, a Procergs, a Datasul, o