Recibo de aluguel
1."Não só o aluno mas também o professor ERROU ou ERRARAM a questão?"
O correto é "Não só o aluno mas também o professor ERRARAM a questão". O verbo vai normalmente para o PLURAL, concordando com o sujeito composto.
Quando o sujeito composto é ligado por "não só...mas também" ou por "não só...como também", o verbo deve concordar no PLURAL:
“Não só o aluno mas também o professor ERRARAM a questão.”
“Não só o público como também os organizadores FICARAM insatisfeitos.”
2. "Nem eu nem você PODE ou PODEMOS viajar neste mês?" Tanto faz. As duas formas são aceitáveis.
1. Quando o sujeito COMPOSTO é ligado pela dupla negativa “nem...nem”, a concordância é facultativa (singular ou plural): “Nem o gerente nem o diretor COMPARECEU ou COMPARECERAM à reunião” e “Nem eu nem você PODE ou PODEMOS viajar neste mês.”
Se houver idéia de alternativa (=o fato expresso pelo verbo só pode ser atribuído a um dos sujeitos), devemos usar o verbo no SINGULAR:
“Nem o Pedro nem o José SERÁ ELEITO o presidente do grêmio estudantil.” (=só um pode ser eleito)
2. Quando o sujeito é SIMPLES, o verbo fica no SINGULAR:
“Nem um nem outro diretor COMPARECEU à reunião.”
“Ainda não CHEGOU nem uma nem outra candidata.”
Vamos concordar
1. "Fui eu que FIZ ou FEZ o relatório?"
O correto é "Fui eu que FIZ o relatório".
Quando o sujeito for o pronome relativo QUE, o verbo deve concordar com o antecedente: “Fui eu que RESOLVI o problema”; “Fomos nós que RESOLVEMOS o problema”; “Eu fui o primeiro que RESOLVEU o problema”; “Nós fomos os últimos que SAÍRAM da sala”.
Quando o sujeito for o pronome relativo QUEM, a concordância se faz normalmente na 3ª pessoa do singular: “Fui eu QUEM RESOLVEU o caso”; "Na verdade, são vocês QUEM DECIDIRÁ a data”.
Observe que, se invertermos a ordem, não haverá dúvida alguma: “QUEM RESOLVEU o caso fui eu”; “QUEM DECIDIRÁ a data são vocês”.
2. “Ele é um dos que VIAJOU ou VIAJARAM?”
Embora alguns gramáticos considerem a