Histologia
Os infartos anêmicos ocorrem em casos onde há oclusão arterial e em órgãos compactos como rins, baço e coração. Quando ocorre a obstrução vascular, o sangue dos vasos periféricos flui para o foco da lesão, fazendo com que este tipo de infarto tenha uma fase inicial hemorrágica de curta duração. Este infarto é caracteristicamente isquêmico, os vasos que o percorrem não possuem sangue. Por isso, de 24 a 48 horas após o infarto, ele se torna pálido.
MONTENEGRO e FRANCO (2006, p.104) afirmam que “Os infartos hemorrágicos correspondem a áreas localizadas de necrose, com hemorragia maciça associada”. Ou seja, no infarto hemorrágico ocorre a permanência de sangue do local no momento da obstrução arterial. Geralmente ele acontece pela obstrução das veias e afetam normalmente órgãos que possuem circulação dupla e em tecidos frouxos como intestinos e pulmões.
Os infartos, sejam anêmicos ou hemorrágicos, assumem em geral uma forma de cunha, com o ápice voltado para o vaso obstruído e a base da cunha é constituída por todo o tecido dependente até a periferia do órgão. Durante as 24horas seguintes ao infarto, a demarcação da região afetada fica mais definida e a alteração da coloração fica mais intensa. Após alguns dias os infartos