Proposta de um modelo de referência para as tecnologias multimédia
Professor Auxiliar
Universidade Fernando Pessoa nribeiro@ufp.pt Luis Borges Gouveia
Professor Auxiliar lmbg@ufp.pt Universidade Fernando Pessoa
Resumo
O multimédia tem-se revelado como um dos termos mais utilizados na referência às
Tecnologias e Sistemas de Informação. Verifica-se que, face ao seu uso generalizado, nem sempre é utilizada uma noção comum do que é multimédia, o que dificulta a comparação da multiplicidade de tecnologias, aplicações e serviços disponibilizados. Este artigo pretende contribuir para o esclarecimento das ocorrências do conceito multimédia pela apresentação de uma proposta para um modelo de referência que permita classificar, analisar e comparar as tecnologias multimédia.
Abstract
Digital multimedia has become one of the key concepts in the context of Information
Systems Technologies. However, given it is now such a widely used expression, it is often loosely applied, making it difficult to compare the multiple technologies, applications and services. This paper aims at contributing to clarify the various usages of the multimedia concept by suggesting a reference model which enables the classification, the analysis and the comparison of multimedia technologies.
I. Introdução
Os sistemas multimédia interactivos assumem, actualmente, uma importância crescente em todas as áreas da actividade humana que dependem de uma comunicação eficaz, incluindo a educação, o comércio, a indústria, e os serviços. O ser humano interpreta informação que recebe através dos cinco sentidos em paralelo – a conjugação da visão, audição, tacto, gosto e olfacto permitem-nos identificar as características das situações em que nos inserimos, e tomar as decisões necessárias de forma inteligente e de acordo com os estímulos que captamos do mundo exterior. É pois inegável o valor do envolvimento de todos os sentidos na comunicação: a combinação sobretudo de informação visual,