PESQUISA DE LAMPADAS
Fonte luminosa:
- lâmpadas de incandescência: emite luz através de um filamento de tungsténio levado a incandescência durante a passagem da energia elétrica
- Lâmpadas de descarga: a descarga elétrica em gás produz a excitação dos elétrons, os quais, consequentemente emitem a luz.
- Lâmpadas de indução: parte do mesmo princípio das lâmpadas de descarga, no entanto, a descarga no gás e produzida por uma corrente induzida por um campo magnético externo (sem a existência de elétrons).
Considerações:
Rendimento Luminoso: indica o quociente entre o fluxo luminoso emitido pela lâmpada ea potência elétrica absorvida. Exprime-se em lumem/Watt (Im/W). O rendimento luminoso pode variar entre 8 lm/W, no caso de algumas lâmpadas incandescência e os cerca de 200 lm/W nas lâmpadas de descarga de vapor de sódio de baixa pressão.
Temperatura de Cor: indica a cor aparente emitida pela lâmpada. Vem quantificada em [°K] (graus Kelvin); ao aumentar a temperatura de cor, a cor passa de uma temperatura quente a uma temperatura fria (se tratando de tons quentes e frios de cores).
Restituição de Cores: indica a capacidade de uma fonte luminosa restituir fielmente as cores de um objeto ou de uma superfície iluminada. É expressa por um “índice de restituição” (IRT). Este índice vem expresso por um número compreendido entre 0 e 100, sendo a máxima fidelidade de restituição indicada no numerador 100.
Luminância: exprime a luminância ou brilho da fonte luminosa em função das suas dimensões.
Ou seja: L=I/A(cd/m.m) Onde I exprime a intensidade
luminosa na direção dos olhos do observador e A a área visível da fonte
luminosa (vista a partir do ponto de observação). Uma fonte luminosa com uma pequena superfície emissora de luz deverá ter uma maior luminância do que uma fonte luminosa que tenha uma maior superfície emissora. Se estiverem presentes fontes luminosas de elevada luminância no campo visual, aumenta o risco de encadeamento. Duração de vida média: indicada