Preparo pré e pós-operatório em cirurgia oral
Avaliação Pré-operatória
A avaliação pré-operatória em cirurgia oral consiste em:
Anamnese
Exame Físico
Exame Radiográfico
Planejamento Cirúrgico (IMPORTANTÍSSIMO)
Estas etapas são, geralmente, realizadas nesta ordem. A anamnese e o exame físico, juntos, compõe o chamado exame clínico. A anamnese deve ser direcionada, ou seja, a partir de perguntas básicas, caso algum sistema apresente intercorrência ou história médica pregressa, aprofunda-se naquele sistema. A anamnese contém a queixa principal (motivo da procura pelo profissional) história da doença atual (como e quando começou, o que já foi feito a respeito da queixa principal), história patológica pregressa (médica e odontológica) e revisão dos sistemas. Na revisão dos sistemas existe uma forma direta e objetiva de ser realizada e confirmada através de perguntas-chave. São elas:
Possui algum problema de saúde?
Toma algum medicamento? (confirma pergunta anterior)
Já esteve internado alguma vez? (indica que é ou já foi portador de alguma patologia) Já fez alguma cirurgia antes?
Já se submeteu a alguma anestesia, local ou geral (confirma pergunta anterior)
Possui alguma alergia a medicamentos, alimentos ou produtos químicos?
Já teve alguma emergência médica? (trauma, convulsão, pressão alta, cólica renal, desmaio, outros...)
Caso alguma dessas perguntas anteriores seja positiva ou não seja clara, aprofundar. Obs.: Alergia a frutos do mar tem relação com alergia a medicamentos – iodados especialmente. Alergia a clara de ovo (albumina) se relaciona com alergia ao propofol (anestésico geral de rápida ação).
O exame físico é composto pela palpação dos tecidos (verificar se há algum aumento de volume, crepitação, especialmente na ATM e glândulas salivares e tireoide, além dos linfonodos), pela inspeção (ver), pela percussão (na nossa área, nos dentes e seios paranasais) e auscultação – não somente com o estetoscópio; importante