Enfermagem cirúrgica
CIRURGIA
É uma especialidade da medicina que estuda a cura de enfermidades através da atuação física no local, unindo, cortando ou retirando tecidos irrecuperáveis através de técnicas instrumentais e habilidade manual do cirurgião.
ENFERMAGEM X ÁREA CIRÚRGICA
O período cirúrgico é dividido em três fases: a primeira é a pré-operatória;onde a enfermagem tem o importante papel de auxiliar o paciente no preparo cirúrgico, avaliar a eficácia do preparo quando necessário, incluindo ainda suporte psicológico ao paciente com a finalidade de diminuir o seu estresse e ansiedade antes do procedimento. A segunda, a intra-operatória, o auxílio da enfermagem se dá dentro do bloco cirúrgico com a organização do material no momento que precede a cirurgia e durante o procedimento atuando como circulante em sala ou ainda como instrumentador cirúrgico. Na terceira fase, a pós-operatória a enfermagem desempenha o importante papel de proporcionar ao paciente o retorno às atividades rotineiras, atuando em intervenções destinadas a prevenir ou tratar complicações.
TERMINOLOGIAS CIRURGICAS
Os atos cirúrgicos são designados por termos formados, de maneira geral, por prefixos ou palavras que apontam o órgão em causa, e por sufixos que indicam o ato cirúrgico realizado. Vejamos exemplos:
PREFIXOS
-adeno - relativo a glândulas adenoides
-adrenal – glândula supra renal
-angio - vasos
-cisto, vesico - relativo à bexiga
-cole, colecisto - relativo à vesícula, vias biliares
-colo - relativo ao colo
-colpo - relativo à vagina
-êntero - relativo ao intestino
-esplêno – baço
-flebo - veias
-gastro - relativo ao estômago
-hístero - relativo ao útero
-laringo – laringe
-mielo - medula
-nefro - relativo ao rim
-oftalmo - relativo aos olhos
-oofor - relativo aos ovários
-orqui- relativo aos testículos
-ósteo - relativo ao osso
-oto - relativo ao ouvido
-procto - relativo ao reto
-rino - relativo ao nariz
-safeno – rede venosa superficial dos