ASSISTENCIA DE ENFERMAGEM PRESTADA AO PACIENTE NO PERIODO PRE 3
- Definição
Entende-se por pré-operatório, o período de tempo que tem início no momento em que se reconhece a necessidade de uma cirurgia e termina no momento em que o paciente chega numa sala de operação.
Didaticamente, o período pré-operatório esta dividido em mediato e imediato. Mediato – É o período de tempo que decorre desde a indicação da cirurgia até a véspera de sua realização, ou seja, vinte e quatro (24) horas antes do ato cirúrgico; Imediato – É o período de tempo que decorre desde a véspera da cirurgia até a chegada do paciente na Unidade de Centro Cirúrgico.
O período de pré-operatório imediato faz parte do período perioperatório. Este período compreende, além do pré-imediato, a transoperatório, a recuperação pós-anestésica e pós-operatório imediato.
O trabalho conjunto da equipe interdisciplinar, durante todo o período de pré-operatório, resulta em benefícios ao paciente, proporcionando-lhe condições, para que tenha uma reabilitação precoce. A família deve atuar, juntamente com a equipe, para que este se sinta mais apoiado.
Estes aspectos são fundamentais para o alcance dos objetivos propostos para a assistência.
- Objetivos
Durante o período de pré-operatório, a equipe interdisciplinar deve unir esforços para: proporcionar ao paciente melhores condições físicas e emocionais possíveis; minimizar a sua ansiedade, a fim de contribuir para a diminuição do risco cirúrgico e prevenção de complicações pós-operatórias; ensinar ao paciente e família mediadas de recuperação, para aumentar a sua auto confiança e facilitar a pratica do auto cuidado no pós-operatório.
- Assistência de enfermagem prestada ao paciente no pré-operatório mediato
De modo geral, a assistência prestada ao paciente, neste período, consiste na avaliação e preparo, tanto físico quanto emocional para a cirurgia.
A avaliação e preparo físico compreendem: avaliação clínica do paciente para