Enfermeira
Cirúrgica
ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO PACIENTE CIRÚRGICO
A assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico, em uma Unidade de internação inicia-se no momento da sua admissão na Unidade. A partir desse momento, o ambiente hospitalar, por suas características impõe ao mesmo uma série de adaptações, tais como:
- Mudanças de hábitos diários (alimentação, higiene, necessidades fisiológicas, etc...);
_ Restrição da liberdade (ambiente restrito, horários preestabelecidos, visitas controladas...);
_ Exposição a agentes infecciosos;
_ Ansiedade frente ao tratamento cirúrgico a que irá ser submetido;
_ Medo da morte ou de incapacidade física;
_ Solidão;
O processo cirúrgico dividi-se em:
• Período Pré operatório
• Período Trans-operatório
• Período Pós operatório
PRÉ-OPERATÓRIO
Inicia-se no momento em que a cirurgia é indicada e termina no momento em que o paciente chega à sala de cirurgia. Está dividido em:
MEDIATO – É o período que decorre desde a indicação da cirurgia até 24 horas antes do ato cirúrgico;
IMEDIATO – É o período que decorre desde a véspera da cirurgia até a chegada do paciente ao CC Ações de enfermagem no preparo ao paciente neste período:
Esvaziamento intestinal: Varia de acordo com a especialidade. Pode ser através de laxativos e ou enemas ou ainda a limpeza mecânica do cólon com soluções especiais. A enfermagem realiza o procedimento indicado, observa e anota o efeito em prescrição;
Modificações da dieta e jejum antes da cirurgia: O paciente deve ser esclarecido quanto à importância de obediência à dieta. Geralmente é adotada a seguinte regra de jejum: líquidos – aprox. 02 horas e sólidos: de 04 a 06 horas.
Higiene Corporal e oral: A higiene oral e corporal é muito importante para diminuir a quantidade de microorganismos na superfície da pele e com isto minimizar os riscos de infecção na ferida cirúrgica. A higiene corporal deve