Sistemas lineares
UFRN
Parte I: Introdução e Eliminação de Gauss
Solução de Sistemas de Equações Lineares
ECT1303 – Computação Numérica 2011.2
• Manter o telefone celular sempre desligado/silencioso quando esCver em sala de aula; • Nunca atender o celular na sala de aula.
ObjeCvos
Definição dos conceitos de equação linear e sistema linear; Apresentação de métodos numéricos exatos e iteraCvos para resolução de sistemas lineares; Exemplos de aplicações dos sistemas lineares na engenharia.
MoCvação
Em diversas situações práCcas, necessitamos resolver sistemas de equações lineares, da forma: a11 x1 + a12 x2 + ... + a1nxn = b1 a21 x1 + a22 x2 + ... + a2nxn = b2 ... an1 x1 + an2 x2 + ... + annxn = bn
Aplicações:
Determinação do potencial elétrico em redes elétricas; Cálculos de estruturas em construção civil; Cálculo da razão de escoamento num sistema hidráulico com derivações; Previsão da concentração de reagentes sujeitos à reações químicas simultâneas.
Exemplo
Considere o circuito a seguir com resistências e baterias tal como indicado. Escolhemos arbitrariamente os senCdos das correntes em cada malha:
MoCvação
A Lei de Kirchhoff estabelece que a soma algébrica das diferenças de potencial em qualquer circuito fechado é zero. Aplicando no exemplo anterior, obtemos para as correntes i1, i2, i3, o seguinte sistema linear:
Deseja‐se determinar o valor de i = (i1, i2, i3)t que saCsfaça o sistema acima.
MoCvação
Em forma matricial:
Neste caso, existe solução, mas nem sempre é o caso.
Linearidade
Uma equação é linear se cada termo contém não mais do que uma variável e cada variável aparece na primeira potência.
Sistemas lineares
Um conjunto de n equações lineares com n variáveis (incógnitas) é denominado de: