Sistemas impermeabilizantes
Argamassas impermeabilizantes
Cimentos poliméricos
Cristalizantes
Resinas epóxi
Sistemas Impermeabilizantes
A principal função dos sistemas de impermeabilização, que se tornam cada vez mais elaborados é o de proteger as edificações dos malefícios de infiltrações, eflorescências e vazamentos causados pela água.
Utilizando as fases sugeridas por Cruz (2003) pode-se citar três etapas: a primeira etapa refere-se a ações anteriores a impermeabilização, como a preparação da regularização e dos caimentos, bem como cuidados com detalhes construtivos, a segunda etapa que é o processo de impermeabilização propriamente dito, e as etapas posteriores, tais como isolamento térmico, quando especificado, e proteção mecânica, quando necessária.
Qualquer parte de uma obra que se destine a receber uma impermeabilização deve receber cuidados especiais para o sucesso da mesma, a preparação da superfície é muito importante para o êxito da impermeabilização.
1 Argamassa impermeável com aditivo hidrófugo Aditivos hidrófugos são aditivos impermeabilizantes de pega normal, reagindo com o cimento durante o processo de hidratação. São compostos de sais metálicos e silicatos (DENVER, 2008).
Os aditivos hidrófugos proporcionam a redução da permeabilidade e absorção capilar, através do preenchimento de vazios nos capilares na pasta de cimento hidratado, tornando os concretos e argamassas impermeáveis à penetração de água e umidade.
(hidrófugo A técnica de tratamento hidrofugante consiste na aplicação de produtos hidrófugos, (por exemplo, siliconatos, silicones, organometálicos) sobre a superfície das paredes, de modo a que esta se torne impermeável à água líquida, permitindo contudo a PASSAGEM do vapor de água. Os produtos hidrófugos não modificam sensivelmente o aspecto da superfície dos materiais tratados. ) Cunha e Neumann (1979) afirmam que o aditivo hidrófugo é aplicado em argamassas de revestimento utilizadas para