Testes de descontinuidade em sistemas impermeabilizantes
Introdução
Acompanhando os constantes avanços tecnológicos nas construções de edifícios e empreendimentos, a área de impermeabilização vem se adequando com o passar dos anos.
Hoje em dia são utilizados diversos tipos de impermeabilização além do mais tradicional, que é feito com a manta asfáltica.
Os cimentos poliméricos surgiram há alguns anos atrás servindo de auxilio nos sistemas impermeabilizantes em áreas confinadas, de difícil acesso com rolos de manta e em casos especiais como hospitais ou locais com constante circulação de pessoas.
A polyurea é uma argamassa elastomérica que cada vez mais tem ganhado mercado no Brasil. Um que dispensa a necessidade proteções mecânicas, testes convencionais de estanqueidade entre outros pontos.
Os testes de estanqueidade, que costumavam demorar 72 horas segundo a ABNT, agora já podem ser feitos em segundos com a utilização de um equipamento chamado Holiday Detector, uma espécie de vassoura que detecta micro furos que podem comprometer o sistema impermeabilizante.
Ao decorrer deste artigo será apresentado o aparelho Holiday Detector e suas principais características, vantagens e desvantagens que influenciam no bom desempenho em relação a qualidade do serviço e tempo de execução dos sistemas impermeabilizantes.
1. Impermeabilização
A impermeabilização é uma técnica que consiste na aplicação de produtos específicos com o objetivo de proteger diversos tipos de superfícies contra a infiltração de líquidos, sendo, em sua maioria, a água. Uma superfície se torna impermeável quando os seus poros são menores que a molécula do líquido em contato.
A deficiência de um sistema impermeabilizante numa área prejudica a vida útil de uma obra trazendo, além de transtornos dados por vazamento de líquidos em locais que deveriam estar secos, custo extra e prazo de entrega extendido por conta da manutenção. É extremamente importante e saudável para uma