Eng civil
CURSO: ENGENHARIA CIVIL
Disciplina: Construção Civil II
IMPERMEABILIZAÇÃO
Impermeabilização:
Um dos grandes problemas na construção civil são os chamados “vícios construtivos”. São assim chamadas as falhas, quando da execução do serviço, que não foram previstas ou detectadas pelo engenheiro. Um dos problemas mais comuns são aqueles cuja ocorrência se dá com a presença de água.
O concreto e as argamassas utilizadas nos revestimento possuem poros, trincas e pequenas fissuras, na maioria das vezes imperceptíveis, mas que, com a presença da água, seja por capilaridade ou percolação, acabam dando origem a pontos de umidade ou até mesmos vazamentos.
A fim de prevenir-se da ocorrência de tais problemas, devemos realizar um trabalho que possibilite evitar o contato da água com a construção. A esse trabalho dá-se o nome de impermeabilização, normalmente executado em áreas molhadas (banheiros, cozinhas, áreas de serviço), lajes de cobertura, caixas d´água, poços de elevadores, terraços e jardineiras.
Professor: Ewerton Campelo Assis de Oliveira
Ewerton Campelo A. Oliveira
Impermeabilização:
Impermeabilização:
Esse trabalho deverá ser realizado por pessoa treinada ou especializada, por se tratar de serviços que requer além de muita técnica, bastante vivência na solução de problemas, pois, em tratando-se de água, não tenha dúvida: a água sempre achará caminho para sair, que nem sempre é aquele pelo qual imaginamos.
TESTE DE ESTANQUEIDADE
Após a execução da impermeabilização, executar o teste de estanqueidade, permanecendo a estrutura com água durante 72 horas no mínimo, para a detecção de quaisquer falhas de aplicação da impermeabilização. Devido a grande variedade de produtos impermeabilizantes (químicos) disponíveis no mercado, cada um com diferentes características, desempenhos e especificidades de uso, torna-se fundamental a consulta dos catálogos técnicos dos fabricantes onde são apresentados