Segurança em obras
FACULDADE DO VALE DO IPOJUCA - FAVIP
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA CIVIL
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
EDUARDO GUIMARÃES SOUSA
JONEYLTON OLIVEIRA DO NASCIMENTO
SIMÃO CIRINEU DA COSTA NETO
CARACTERIZAÇÃO DE MACIÇOS ROCHOSOS
DESCONTINUIDADES E DESCRIÇÃO EM TESTEMUNHOS
Caruaru 2011
EDUARDO GUIMARÃES SOUSA
JONEYLTON OLIVEIRA DO NASCIMENTO
SIMÃO CIRINEU DA COSTA NETO
CARACTERIZAÇÃO DE MACIÇOS ROCHOSOS
DESCONTINUIDADES E DESCRIÇÃO DE TESTEMUNHOS
O Relatório apresentado no curso de Engenharia Civil da Faculdade do Vale do Ipojuca (FAVIP), como requisito à avaliação da disciplina de Geologia Básica.
Caruaru
2011
Sumário
1 Introdução 4
1.1 Caracterização de maciços rochosos. 4
2 Objetivo.. 4
3 Descontinuidades 7
3.1 Tipos de descontinuidades 7-8
3.2 Descrição em Testemunhos 8
4 Resultados Obtidos 8-9
5 Conclusão 9-10
5 Referências 12-13
1 - Introdução
O projeto de qualquer estrutura a implantar no terreno, seja localizado à superfície ou no espaço subterrâneo, deve incluir um minucioso estudo das estruturas geológicas do local da construção. A descrição da qualidade de um maciço, especialmente de um maciço rochoso, inclui por sistema a análise das características das descontinuidades ocorrentes nesses locais.
1.1 Caracterização de maciços rochosos: Os Maciços rochosos, do ponto de vista do seu aproveitamento em engenharia é um conjunto de blocos de rocha, justapostos e articulados que associam-se, fundamentalmente, à litologia, ao estado de alteração, à coerência e às descontinuidades. O material que forma os blocos constitui a matriz do maciço rochoso, também denominada rocha intacta, e as superfícies que os limitam, as descontinuidades.
2 - Objetivo
O presente trabalho tem como objetivo,