Impermeabilização na Construção
O conhecimento dos princípios e técnicas de impermeabilização é importante para arquitetos. E precisam conhecer os princípios básicos das ciências da impermeabilização porque, de uma forma ou outra, projetam e a
NB-279 diz: “A impermeabilização é parte integrante do projeto”. Quem projeta a construção já deve prever os detalhes necessários à impermeabilização. Enio José Verçoza.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO/03
DEFINIÇÃO DE IMPERMEABILIZAÇÃO/04
FUNÇÃO/
CLASSIFICAÇÃO DE IMPERMEABILIZAÇÃO/06
TIPOS DE IMPERMEABILIZAÇÕES E APLICABILIDADES/07
METODOS DE EXECUÇÃO/11
ANÁLISE IN LOCO/
DESCRIÇÃO/
INTRODUÇÃO
A impermeabilização é uma técnica de construção que protege a edificação de inúmeros problemas patológicos que poderão surgir, com a passagem indesejável de água, fluídos e vapores, podem conte-los ou escoa-los para fora do local que precisa de proteção.
Os arquitetos, engenheiros estão cada vez mais conscientes da importância da impermeabilização em uma obra. Sendo assim, torna-se mais fácil solucionar problemas que possam ocorrer futuramente devido à falta de impermeabilização ou a má execução da mesma, e que podem trazer sérios comprometimentos a obra, em relação à estrutura, estética e bem estar dos usuários.
Os arquitetos devem ter um bom conhecimento sobre a impermeabilização. Desde o projeto, detalhamento aplicação das técnicas, especificação de materiais, para que possam exercer corretamente a profissão.
A impermeabilização influencia diretamente nas demais fases de uma construção, por isso é preciso interagi lá com os projetos de arquiteturas, estrutura, hidráulica, elétrica, acabamento, paisagismo, etc.
DEFINIÇÃODE IMPERMEABILIZAÇÃO
Diz a NB-279: “Impermeabilização é a proteção das construções contra a infiltração de água”. Nas construções, os defeitos de impermeabilização podem causar os seguintes problemas: goteiras, manchas, mofo, apodrecimento, ferrugem, eflorescência, criptoflorescências, gelividade e