Impermeabilizantes Comerciais
Centro Tecnológico
Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos
Impermeabilizantes Comerciais
Química Tecnológica
Florianópolis - Santa Catarina
Dezembro de 2012
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro Tecnológico
Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos
Impermeabilizantes Comerciais
Desde a pré-história ou métodos construtivos vem melhorando e se aperfeiçoando e uma questão sempre muito relevante foi a proteção das estruturas da umidade, afinal a água, o calor e a abrasão foram e sempre serão um dos principais fatores de desgaste e depreciação das construções – a água, principalmente, dado o seu poder de penetração.
Para resolver este problema foram criados os impermeabilizantes que datam de muito tempo atrás e tem como principal função, proteger as obras de danificações causadas pelas umidade, garantindo desta forma um conforto e uma proteção maior para os usuários da mesma.
Segundo a NBR 9575/2003, impermeabilização é o produto resultante de um conjunto de componentes e serviços que objetivam proteger as construções contra a ação deletéria de fluidos, de vapores e da umidade.
Existem no Brasil diversos produtos impermeabilizantes, de qualidade e desempenho variáveis, de diversas origens e métodos de aplicação, portanto, o sistema de impermeabilização a ser usado deve ser escolhido conforme circunstancias em que serão usados, para que assim o impermeabilizante possa cumprir da melhor forma a proteção da construção. Uma das principais formas de classificar os impermeabilizantes é a divisão deles em dois tipos de sistema, os de sistema rígido e os de sistema flexível.
Impermeabilizantes de Sistema Rígido.
O sistema rígido são feitos a partir da adição de produtos químicos em sua argamassa, eles atendem as superfícies que não sofrem movimentação causada pela variação de temperatura ou acomodação das estruturas com piscinas enterradas, por