argamassas polim ricas
Em primeiro lugar vale a pena reforçar que não existe concreto algum impermeável, assim como, também não há argamassa impermeável.
Desta forma, chegamos a seguinte pergunta: O que são as argamassas poliméricas, também chamadas de argamassas impermeabilizantes?
A resposta mais fácil para esta questão é: São argamassas com algum impermeabilizante embutido ou adicionado nelas a ela.
Agora, qualquer argamassa serve? Qualquer impermeabilizante serve? É só juntar um com o outro e tudo se resolve? Não, mas mesmo estas perguntas podem ser usadas para indicar as diferenças entre tudo o que se oferece no mercado.
Tudo começou com uma tradição: a de misturar um impermeabilizante na massa, dissolvendo-o na água de amassamento.
Futuramente o número destes produtos impermeabilizantes foram se multiplicando, travando uma competição entre as marcas. Apareciam então os tais cristalizantes.
Todos estes produtos contém uma parte em pó e outra em líquido que, se misturados e corretamente aplicados, impermeabilizam certas superficies. Com o tempo adquiriram diversos nomes (cimento polimérico, cimento com cristalizante, argamassa polimérica ou argamassa impermeabilizante), mas estamos falando de uma coisa só.
Uma argamassa com porosidade "entupida"!
Concreto, cimento ou argamassa simples não são impermeáveis. Por que? Porque tem poros demais, porque absorvem água ou umidade.
O que faz uma argamassa se tornar impermeável?
Para responder adequadamente, lembremos que uma boa argamassa polimérica, se assim chamada, é composta por:
a) cimento e areia, cargas, enfim, a argamassa, além de algums outros aditivos reológicos (espessantes, umectantes, etc)
b) um cristalizante
c) um polímero acrílico, junto com a parte líquida, que carrega a água necessária para a cura do cimento
Qualquer cimento serve?
Quanto menores os poros da argamassa final, menos espaço entre os grãos para entupir. Aqui