CAUSAS DA AGRESSIVIDADE ESCOLAR
Para analisar as causas da agressividade devemos levar em conta os fatores de risco que influencia diretamente sobre a violência da sociedade e que indicam aspectos importantes para o desenvolvimento agressivo do individuo. São eles: contexto social, características familiares e meios de comunicação.
A sociedade atual esta estruturado como grandes bolsões de pobreza. A família é o primeiro modelo de socialização de nossas crianças. O desenvolvimento pessoal do individuo se nutre dos primeiros afetos e vínculos maternos e paternos. E sem duvida é o elemento-chave nas condutas agressivas de nossos jovens, gerando amores e desamores que refletirá na idade adulta em cidadãos ajustados as normas de convivência de uma sociedade ou em cidadãos marginalizados e de difícil integração social.
O comportamento agressivo exerce influência direta sobre o desenvolvimento pessoal e a vida em grupo. Os anos iniciais da vida de uma criança são de fundamental importância para o desenvolvimento de sua personalidade, relações sociais e adaptação social e psicológica durante o ciclo vital. Nas interações que as crianças estabelecem entre si, podem-se encontrar comportamentos positivos e negativos. Geralmente crianças de 2 e 3 anos de idade, quando se sentem tristes ou frustradas, apresentam comportamentos agressivos, como atirar objetos ou machucar-se. Na medida em que as crianças aperfeiçoam as habilidades verbais, modifica-se tal expressão, passando de agressões físicas a um maior uso da agressão verbal.
O comportamento agressivo expressa as dificuldades de interação e adaptação das crianças e adolescentes por meio de seus comportamentos. As crianças que apresentam condutas agressivas sabem que seus comportamentos são inadequados, porém têm dificuldades em considerar respostas não-agressivas para a resolução de seus problemas, como se as soluções possíveis se limitassem em luta ou fuga. A agressividade na adolescência é identificada por meio do