sistemas eleitorais
CIÊNCIAS POLÍTICAS II
SISTEMAS ELEITORAIS COM ÊNFASE NO BRASIL
OSASCO
2012
SISTEMAS ELEITORAIS COM ÊNFASE NO BRASIL
ENSINO SUPERIOR
OSASCO
2012
RESUMO
O presente trabalho tem como objetivo falar sobre os sistemas eleitorais no mundo porém de forma sucinta, no entanto daremos uma ênfase maior nos sistemas eleitorais no Brasil, abordando sobre o sistema majoritário e proporcional que são os dois sistemas adotados no Brasil.
ELEIÇÕES
Eleição é o processo mediante o qual um grupo social escolhe seu governante ou seu representante político por meio do voto.
Nos países democráticos, O exercício do voto é um dos direitos fundamentais dos cidadãos. É por meio dele que o indivíduo participa do poder público e manifesta sua vontade.
No Brasil, o voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e facultativo para os analfabetos, maiores de 70 anos e para os jovens que tenham entre 16 e 18 anos.
SISTEMAS ELEITORAIS
Sistema Majoritário: É o sistema pelo qual o mais votado de uma lista de candidatos de vários partidos é eleito para o mandato.
Deste modo vários candidatos entram em disputa para ver qual é o mais popular e qual é o que convence mais, sendo que o que conseguir mais votos é o vencedor.
Este modelo é aplicado no Brasil para os seguintes cargos:
Presidente
Governador
Senador
Prefeito
O sistema eleitoral majoritário possui duas acepções:
Majoritário Simples e Majoritário Absoluto
Majoritário Simples: Para cargos de Senador e Prefeitos dos municípios com menos de 200.000 eleitores, vence quem conquista o maior número de votos, não importando se a maioria é absoluta ou relativa.
Majoritário Absoluto: Para cargos de Presidente da República, Governadores e Prefeitos das cidades com mais de 200.000 eleitores, para que se tenha vencedor no primeiro turno a maioria alcançada deve ser absoluta, não sendo esta