Metodologia
Produção de tijolo ecológico através tijolos modulares solo-cimento.
Este trabalho tem como objetivo mostrar os benefícios para com o tijolo ecológico.
O tijolo e feito com aguá,cimento e areia,diferentes dos convencionais que dependem da queima de matéria orgânica como a madeira,que contribui para aquecimento global e o desmatamento.
A produção do solo-cimento tem aumentado significativamente no Brasil que traz para a obra,uma economia com relação ao sistema construtivo convencional,pois o mesmo tem redução do cimento, areia e ferro gastos em obras utilizando o tijolo cerâmico.Além de evitar gastos desnecessários com estacas profundas e sapatas maiores.Para um fácil acabamentos e necessário apenas o uso de base de silicone ou acrílica.
Como o tijolo ecológico possui dois furos, as paredes formam um isolamento termo acústico, diminuindo os ruído e a temperatura interna é inferior a externa.
Esses furos também propiciam a evaporação do ar, evitando com isso, a formação de umidade nas paredes e interior da construção.
Nas instalações Hidráulicas e Elétricas toda a tubulação é embutida em seus furos dispensando a quebra de paredes.
O que gera uma obra mais limpa e sem entulhos.
Metodologia
A nossa pesquisa consiste na apresentação do tijolo ecológico. O tema foi escolhido, pois tivemos um primeiro contato com o assunto bem positivo: as diferenças entre o tijolo ecológico e o convencional são muitos relevantes, capazes de mudar os rumos da construção civil. A principio, foi feita uma revisão bibliográfica sobre o assunto onde foram consultados internet, livros e sites de empresas fabricantes do material.
Foi observado pelo grupo que o tijolo ecológico esta sendo pouco usado na região de Belo Horizonte, onde encontra-se vários prédios em construção. Vimos então a oportunidade de mostrar o quão melhor é este tipo de tijolo em relação ao convencional e também as vantagens de empregá-lo no mercado.
Nas pesquisas verificamos que o tijolo