Etica e Valores Organizacionais
FACULDADE DE ESTUDOS SOCIAIS
DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
EXERCÍCIO DE ÉTICA E VALORES ORGANIZACIONAIS
Turma: 02
GRUPO: Andrew Kartes
Felipe Mendonça
Kaio Rickson
Lucas Souza Reis
Murilo Campos
Richardsonn Nartan
Wederson Assunção
Manaus, 12 de abril de 2013
TAREFA EM GRUPO
1. O significado de “Consentimento Livre e Esclarecido”
É um documento de aprovação legal do sujeito pesquisador e de seu representante legal, livre de simulação de fraude, erro, dependência, subordinação ou intimidação, após a explicação completa e pormenorizada sobre a natureza da pesquisa, seus objetivos, métodos, benefícios previstos, potenciais riscos e o incômodo que esta possa acarretar, formulada em um termo de consentimento, autorizando sua participação voluntária na pesquisa. Deve conter de forma bem explicada as informações mais importantes do protocolo de pesquisa.
1.1 “Comitês de Ética em Pesquisa”
É um colegiado multi e transdisciplinar, independente, com função pública de caráter consultivo, deliberativo e educativo que deve existir nas instituições que realizam pesquisa envolvendo seres humanos no Brasil, criado para defender os interesses dos sujeitos da pesquisa em sua integridade e dignidade e para contribuir no desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos.
2. A aproximação das idéias de Kuhn e Nietzsche, principalmente com relação à temporariedade, à geografia e neutralidade dos valores e fatos científicos. a – Quanto à temporaridade: Apesar de terem vivido em tempos bem distantes, Nietzsche e Thomas Kuhn tiveram algumas semelhanças. Em relação aos seus pensamentos, eles foram conhecidos por idéias bem diferentes e até contrárias às de outros filósofos de suas épocas. Na vida de Nietzsche, essa concepção surge na universidade quando entra no curso de filologia clássica. Identificava-se com a música do compositor Wagner e sente-se atraído pelo