SISTEMAS DE PRODU O
A maior vantagem em integrar os sistemas está no controle e reação ao ambiente que a empresa passa a ter, conseguindo assim estipular prazos de entregas, compras, metas, contratação de funcionários com maior eficiência. O resultado final da integração na produção é o aumento do valor agregado gerado em toda cadeira produtiva.
A classificação tradicional dos sistemas os divide em cinco tipos: Sistema de Produção sob Encomenda; Sistema de Produção em Massa; Sistema Contínuo; Sistema em Lotes e por fim Sistema Jobbing.
Sistema de Produção sob Encomenda
É um sistema de produção onde o processo é puxado pelo cliente final. Um exemplo de empresa que pratica este sistema de produção é a Dell, onde a venda através do site é o inicio da cadeia produtiva. A maior vantagem deste sistema está na diminuição de perdas e na possibilidade de fazer customização no produto do cliente.
Cada encomenda, cada pedido ou cada contrato costuma ser considerado um produto específico, exigindo a sua identificação ao longo de toda a produção. Assim, cada encomenda ou pedido requer um PCP especifico. Trata-se, pois, de produção intermitente.
É importante que o administrador saiba profundamente o caminho em que a empresa pretende percorrer, seus anseios e expectativas em relação ao cliente e vice-versa, ter a visão sistêmica do negócio para possibilitar uma melhor visão administrativa dos processos produtivos pertinentes a empresa.
Sistema de Produção em Massa
Produção em massa é o termo que