Sistemas De Produ O
SISTEMAS DE PRODUÇÃO
ESTUDO DE CASO
Campinas,
20 de janeiro de 2015
1.INTRODUÇÃO
O trabalho apresentado é um estudo de caso, onde a empresa automotiva Toyota abre uma planta em Sorocaba-Sp e está montando seu quadro de fornecedores. O grupo deve estabelecer um plano de ação afim de resolver o problema proposto: explanar os objetivos da produção e a gestão estratégica, competindo com o mercado em preço e qualidade, afim de manter-se como fornecedor Toyota, aceitando o desafio de fornecer altas quantidades com preço baixo afim de conseguir o novo projeto de carro popular da montadora.
Cada integrante pesquisou sobre formatos e métodos de gestão em empresas do ramo automotivo.
2.CONCEITOS RELEVANTES
Melhoria de Produção- Eliminação de desperdício
Com a competitividade do mercado, é essencial que o preço atenda às necessidades do mesmo, onde só haverá lucro com a redução de custos, desta forma a eliminação do desperdício é primordial.
Sendo assim, é essencial adotarmos uma produção mais enxuta, onde a produção será realizada na quantidade realmente necessária, não superlotando os estoques, assim como nenhuma produção ficara parada no fluxo do processo. Tudo isso levando em consideração a alta qualidade dos produtos, diminuindo os defeitos e problemas que podem ocorrer com a produção, e quando ocorridos, agir exatamente no agente causador que impede que os produtos cumpram com os padrões e requisitos de qualidade.
Depois que eliminarmos os desperdícios, o que realmente sobrará serão os esforços que agregam valor ao produto. Ao diminuir os desperdícios estaremos diminuindo os custos de produção, sem comprometer o valor final do produto para o cliente.
Algumas das atividades que serão eliminadas são:
• Tempo perdido em conserto ou refugo;
• Produção além do volume necessário ou antes do momento necessário;
• Operações desnecessárias no processo de manufatura;
• Estoque.
Gestão de