Sistemas de operacoes
Ao se tratar da Gestão de Operação abordam-se as Teorias Administrativas que são, em seu conjunto, um compêndio de normas principais que se complementam, para levar a ciência administrativa ao dia a dia das pessoas e das organizações como um todo, no intuito de gerar desenvolvimento, com o objectivo precípuo de máxima eficácia e eficiência, gerando produtividade e lucro.
As Teorias Administrativas tiveram sua importância reconhecida a partir do início do século XX, quando, após o advento e consequências da Revolução Industrial, era necessário começar a se produzir em larga escala, principalmente nos países onde a produção de bens era um fato concreto e existia a urgência em organizar e controlar tal produção.
Antes desse período, as indústrias produziam artesanalmente, suas formas de produção eram rudimentares e adoptavam normas próprias normas de acordo com as necessidades, independente do lugar ou época em que estivessem inseridas.
A administração como ciência é relativamente recente porque os estudos mais profundos e que realmente mudaram o perfil deste conjunto de conhecimentos, datam do final do século XIX e início do XX, quando trouxeram importância e reconhecimento desta ciência junto às demais, porque houve a verificação prática de que o desenvolvimento social e económico passava pelas organizações, que, conforme fossem administradas, trariam progresso onde estivessem situadas.
O trabalho tem por objectivo tais como:
Conceituar Gestão de Operações;
Descrever sua importância na vida diária
Estes objectivos constituem factores determinantes e suficientes para que o autor se empenhasse na investigação e apresentação deste trabalho.
Para a cientificidade na abordagem o grupo priorizou as pesquisas bibliográfica e debates. Como forma de tornar mais fácil e clara consulta e leitura dos sob temas inseridos na obra, para além da introdução, contém o desenvolvimento, conclusão e a bibliografia.
1.Gestão de Operação
Conceito
O termo