Sistemas de apoio às operações
Produzem uma diversidade de produtos de informação para uso interno e externo. Entretanto, eles não enfatizam a produção de produtos de informação específicos que possam ser mais bem utilizados pelos gerentes. Normalmente é exigido o processamento adicional por sistemas de informação gerencial. O papel dos sistemas de apoio às operações de uma empresa é:
* Eficientemente processar transações * Controlar processos industriais * Apoiar comunicações e colaboração
a) Sistemas de Processamento de Transações (SPT)
Concentram-se no processamento de dados produzidos por transações e operações empresariais. Os SPT registram e processam dados resultantes de transações empresariais (pedidos, vendas, compras, alterações de estoque). Os SPT também produzem uma diversidade de produtos de informação para uso interno e externo (declarações de clientes, salários de funcionários, recibos de vendas, contas a pagar, contas a receber, etc.). Os SPT processam transações de dois modos básicos:
* Processamento em Lotes - os dados das transações são acumulados durante um certo tempo e periodicamente processados. * Processamento em Tempo Real (ou on-line) - todos os dados são imediatamente processados depois da ocorrência de uma transação
b) Sistemas de Controle de Processo (SCP)
Os SCP são sistemas que utilizam computadores para o controle de processos físicos contínuos, normalmente industriais. Esses sistemas fazem com que os computadores acionem decisões que ajustam o processo de produção físico. Exemplos incluem refinarias de petróleo e as linhas de montagem de fábricas automatizadas.
c) Sistemas Colaborativos
São SI que utilizam uma diversidade de Tecnologia da Informação (TI) a fim de ajudar as pessoas a trabalharem em conjunto.
Envolvem o uso de ferramentas de videoconferência, correio eletrônico, etc para apoiar comunicação, coordenação e colaboração entre os membros de equipes e grupos de trabalho