Sistemas e suas Operações
O Mac Os X é um sistema operativo proprietário baseado no kernel Unix titulado XNU, desenvolvido, fabricado e vendido pela empresa americana, destinado exclusivamente aos computadores Mac.
O núcleo do OS X é um sistema operacional certificado Unix, construído em torno de um núcleo XNU com recursos básicos Unix acessíveis por meio de uma interface de linha de comando. Pouco antes do lançamento do Mac OS X a Apple lançou esse núcleo como Darwin. Baseando-se nesse núcleo, a Apple projetou e desenvolveu um número de componentes de código fechado (closed source) de licença proprietária, incluindo a interface Aqua e o Finder (o sistema de gerenciamento de arquivos). A combinação da interface amigável e o poder do núcleo open source Darwin/BSD tornaram o Mac OS X o ambiente Unix mais bem vendido até hoje em número de computadores vendidos.
O Windows XP é uma família de sistemas operacionais de 32 e 64-bits produzido pela Microsoft, para uso em computadores pessoais, incluindo computadores residenciais e de escritórios, notebooks e media centers.
Foi o primeiro sistema operacional para consumidores produzido pela Microsoft construído em nova arquitetura e núcleo(Windows NT 5.1).
Os sistemas operativos/operacionais da família Windows NT têm uma elevada estabilidade e têm a vantagem de não ser totalmente baseado no MS-DOS como no Windows 95, 98 e ME. Analogamente o Windows NT possui um prompt de comando que executa as instruções em linha de texto, contudo há apenas um único núcleo 32 bits que gerencia de forma centralizada o computador.
O Ubuntu é um sistema operacional (português brasileiro) ou sistema operativo (português europeu) de código aberto, construído a partir do núcleo Linux, baseado no Debian. É patrocinado pela Canonical Ltd (dirigida por Jane Silber).
O núcleo do Linux (Linux Kernel) forma a estrutura base do sistema operacional/sistema operativo GNU/Linux, que é um sistema operacional tipo unix6 . O
núcleo