SISTEMA PARA OPERAÇÕES DE RH
Basicamente, o departamento de pessoal é constituído por três setores: Admissão, Controle ou manutenção e Demissão. O setor de admissão de pessoal cuida de todo o processo de integração do individuo na empresa, dentro dos critérios administrativos e jurídicos. Tem início na busca do profissional no mercado de trabalho, adequar nas funções do cargo – estes dois processos são desenvolvidos pelo departamento de Recrutamento e Seleção - e efetuar o registro de acordo com as conformidades da legislação trabalhista.
O setor de manutenção de pessoal cuida de todo o processo e controle de frequência, pagamento de salários e benefícios, bem como recolhimento de encargos, impostos, guias e contribuições.
O setor de desligamento de pessoal cuida de todo o processo de desligamento e quitação do controle de trabalho, estendendo-se na representação da empresa junto aos órgãos oficiais e cuida de toda rotina de fiscalização. Tem início a partir do desligamento do empregado e termina quando efetiva do contrato de trabalho.
Análise realizada na empresa sobre Sistemas para Operações para RH
Rotinas de Admissão
Os processos para a contratação ocorrem da seguinte forma: após o Processo de Recrutamento e Seleção, feitos através de site de vagas, site interno da empresa, pelos currículos que chegam pela portaria, e indicações, o candidato passa por entrevistas pessoais com o gestor de RH e o gestor da área solicitante. Sendo aprovado, segue para os testes práticos pertinentes a função e teste de QI (Quociente Intelectual).
Em funções administrativas inclui-se o teste de conhecimento básico de informática, sendo este completamente teórico.
Após essa etapa, inicia-se então, o processo de contratação no Regime CLT, onde o candidato é encaminhado para a realização do exame admissional. Se o candidato estiver apto para a função, emite-se o ASO (É um instrumento do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional - PCMSO, realizado