sistemas de inserção de trama e características de ligamentos
Por Lançadeira: A inserção de trama é realizada por um objeto de madeira ou plástico, denominado lançadeira, que possui em seu interior uma embalagem na qual está enrolado o fio de trama. A Lançadeira possui um movimento de vai e vem no tear, para que a trama seja depositada dentro da cala. A inserção da lançadeira, através dos fios de urdume (cala), realiza-se, fazendo-a deslizar sobre os fios, que se apoiam na superfície de madeira da mesa batente. A cada extremo da mesa batente, existe um local, denominado de caixa da lançadeira, onde a lançadeira é freada e empurrada pelo taco, após realizar o percurso de inserção. Os teares de lançadeiras estão sendo substituídos por teares com mecanismos de inserção sem lançadeira, devido à diversas desvantagens apresentadas:
Baixa Velocidade e Produtividade;
Elevado Consumo de Energia;
Elevado Nível de Ruído;
Elevado Risco de Acidentes devido à sua operação.
Por Pinça: Neste tipo de sistema, um elemento chamado de pinça, é utilizado para realizar a inserção da trama ao longo da cala. Após alcançar o destino, a pinça retorna vazia para buscar a próxima trama à ser inserida, completando o ciclo de inserção. Os teares de pinça podem ser classificados conforme a tipologia das pinças em:
Pinça Unilateral: Uma pinça única, de corpo rígido, é utilizada para inserção da trama. Neste sistema, a pinça é inserida vazia na cala por um lado, pinça a ponta da trama no lado oposto e insere a mesma ao longo da cala ao retornar.
Pinça Bilateral: Neste sistema, 2 pinças são utilizadas para inserção da trama. Uma pinça, chamada “entregadora”, insere o fio de trama até o centro da máquina e transfere a trama para uma segunda pinça, chamada “receptora”, que finaliza o processo.
Rígida: As 2 pinças utilizadas neste sistema para inserção da trama, possuem o corpo rígido.
Flexível: As 2 pinças utilizadas neste sistema para inserção da trama, possuem o corpo flexível.
Por Projétil: