A EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE HISTÓRIA E MÚSICA DO PERÍODO MILITAR
Pedro Paulo Ferreira Teixeira1
Marlon Francisco Luciano2
Rafael Paiva Alves3
RESUMO: Este trabalho é fruto da experiência do estágio de regência dos alunos do quarto ano do curso de História da UNESP/ Assis, que desenvolveu o plano de ensino cujo tema era o ensino de história no período civil-militar por meio da abordagem musical. O estágio foi desenvolvido em uma escola pública no município de Assis-SP e contou com a aplicação de oito aulas em uma sala do 9º ano do ensino fundamental.
Palavras-chave: Ensino de história; ditadura militar; história e música.
Introdução
Este trabalho se baseia na análise da experiência de estágio de regência vivenciada por um grupo formado por três estagiários do quarto ano do curso de História da UNESP/Assis. A experiência relatada foi possível por meio da aplicação de um plano de aula proposto com a temática de história no período da ditadura civil-militar a partir da análise musical. O plano de aulas foi dividido em quatro encontros, todos com aulas duplas de cinquenta minutos cada aula, sendo que três desses encontros seriam utilizados para que fossem desenvolvidos os temas e conteúdos especificados, e o último encontro seria utilizado para a composição de uma paródia musical pelos alunos.
O trabalho foi desenvolvido em uma escola pública da cidade de Assis, e o público seria composto por alunos do 9º ano do ensino fundamental, que já haviam tido contato com a temática trabalhada durante o ano letivo, de modo que o objetivo de nossa proposta era o de apresentar a história do período militar a partir de uma nova abordagem, a musical. Utilizamos de oito aulas de aplicação do projeto e de duas aulas anteriores de ambientação na sala de aula, a fim de que pudéssemos compreender melhor a dinâmica da sala e a forma como essa se comportava diante da figura do professor.
Nossa análise se dividirá em um relato da