Elementar Textil
Principais Matérias Primas Utilizadas
Naturais
Artificiais
Sintéticas
O que são:
Naturais:
São encontradas na natureza na forma final de utilização devendo apenas sofrer o beneficiamento que de origem ao fio.
As matérias primas naturais podem ser divididas em ANIMAIS e VEGETAIS.
[As fibras Animais, como o próprio nome já diz tem origem animal e necessitam para seu uso da operação de desengorduramento, limpeza tingimento, e fiação (lã ou seda) enquanto as fibras vegetais devem ser desencaroçadas (algodão) ou maceradas (juta e sisal)]. Artificiais
São provenientes da transformação da celulose (pasta de madeira e linter de algodão) através de reações químicas. As matérias primas têxteis artificiais são: Viscose e Acetato.
Viscose: Proveniente da mistura da madeira e banho de soda que será dissolvida formando uma pasta, sendo esta a matéria prima para fabricação de fibras.
Acetato: Originaria do linter do algodão, que é trabalhado quimicamente até se obter o acetato de celulose que dará origem ao fio acetato.
Sintéticas
Partindo-se de dois ou mais componentes químicos orgânicos, polímeros termoplásticosderivados do petróleo, submetidos a um processo químico e sob condições especiais, produz-se uma terceira substancia que pode ser: Poliamida (Nylon), Poliéster, Poliacrilico e o Polipropileno.
Fiação:
A fiação é processo de transformação pela qual matérias primas passam por diversas etapas com a finalidade de limpeza, paralelização, afinamento e torção até obter-se o produto final-o fio têxtil.
M.L.A Representações Comerciais Ltda
Macedo
Telfs: 11-27692242 / 11- 98182-5301
Email : luizmacedo@terra.com.br
1
Ex : A planta do algodão é compostos de fibras, algumas curtas e outras mais longas ( o que é um fator determinante para a qualidade do fio a ser fabricado)
A fiação tem o objetivo de limpar - esticar ou estirar e torcer essas fibras uma com as outras até se formar o