tecelagem
O tecido é um material à base de fios de fibra natural, artificial ou sintética, que compostos de diversas formas tornam-se coberturas de diversos tipos formando roupas e outras vestimentas e coberturas de diversos usos, como cobertura para o frio, cobertura de mesa, limpeza, uso medicinal (como faixas e curativos), entre outros.
I. Tipos de Tecidos
Tecidos Planos: são resultantes do entrelaçamento de dois conjuntos de fios que se cruzam em ângulo reto. Os fios dispostos no sentido horizontal são chamados de fios de trama e os fios dispostos no sentido vertical são chamados de fios de urdume.
Tecido Plano: é uma estrutura produzida pelo entrelaçamento de um conjunto de fios de urdume e outro conjunto de fios de trama, formando ângulo de (ou próximo) a 90º.
Urdume: Conjunto de fios dispostos na direção longitudinal (comprimento) do tecido.
Trama: Conjunto de fios dispostos na direção transversal (largura) do tecido.
Tecido Malha: A laçada é o elemento fundamental deste tipo de tecido, constitui-se de uma cabeça, duas pernas e dois pés. A carreira de malhas é a sucessão de laçadas consecutivas no sentido da largura do tecido. Já a coluna de malha é a sucessão de laçadas consecutivas no sentido do comprimento do tecido.
Nãotecido: Conforme a norma NBR – 13370, não-tecido é uma estrutura plana, flexível e porosa, constituída de véu ou manta de fibras, ou filamentos, orientados direcionalmente ou ao acaso, consolidados por processos: mecânico (fricção) e/ou químico (adesão) e/ou térmico (coesão) ou combinação destes. As ilustrações a seguir representam estruturas dos têxteis citados acima:
O Tecido Plano e a Tecnologia da Tecelagem
O tecido plano é o produto final do processo de tecelagem. É classificado de acordo com:
a) A matéria-prima empregada (natural, sintética ou mista);
b) A forma de entrelaçamento dos fios (tafetá, sarja e cetim);
c) o número de fios por centímetro quadrado;
d) o peso por metro quadrado.
O tecido