Preparacao e fiacao de fibras naturais
De origem animal: Seda e lã
De origem vegetal: Algodão, Juta, Linho, Rami e fibras de coco
De origem mineral: Amianto
Utilização das fibras(exceto algodão)
Lã: No Brasil, apresenta-se, geralmente, em um mistura com o poliéster, visando reduzir o custo dos fios e obtenção da qualidade anti-rugas. É utilizada para: Vestuário, meias, estofamento, etc.
Seda: É usada em vestuário de luxo, decoração, etc.
Linho: Utilizada em vestuário e decorações em geral.
Fibras de coco: faz-se uso na produção de tapetes, capachos, cordas especiais para navios, enchimento de almofadas, etc.
A seguir está o processo de utilização das fibras:
Fiação O processo de produção de fios, também chamado de fiação, compreende diversas operações por meio das quais as fibras são abertas, limpas e orientadas em uma mesma direção, paralelizadas e torcidas de modo a se prenderem umas às outras por atrito
Principais processos da fiação:
Os fios têxteis:
Fios Penteados: Produzidos a partir do sistema filatório anel (método convencional), este método utiliza mais pessoas e máquinas que os demais, porém possui a vantagem de ser uma produção flexível, pois permite produzir fios de qualquer espessura, com alta resistência e maior valor agregado.
Fios Cardados: Também produzidos a partir do sistema de anéis, porém neste processo não há separação das fibras curtas das longas, gerando desta forma fios mais fracos e grossos.
Fios Cardados Open End: Produzido pelo método de fiação a rotor, muito utilizado e com grande sucesso comercial, oferecendo um melhor desempenho para fibras curtas. Os fios produzidos são grossos e fracos.
Características dos fios que influenciam na comercialização: Pureza, resistência, flexibilidade, torção e título (espessura)
Preparação para o tecimento A preparação à