Moda
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM PRODUÇAO DO VESTUARIO
Fabiana Terra Simões
14/05/2014.
SENAI
Introdução à Tecnologia Têxtil
Disponível em:
https://wiki.ifsc.edu.br/images/3/3e/Introducao_tecn_textil.pdf
Matérias e Produção Têxtil
https://wiki.ifsc.edu.br/mediawiki/images/9/93/MPTEX4.pdf
Introdução:
1. Este relatório refere-se a visita técnica que foi realizada 09/04/2014.
2. Fiação
3. Tecelagem
Este relatório refere-se a visita técnica que foi realizada 09/04/2014 com o objetivo de conhecer equipamentos e acessórios que transformam os fios e filamento em tecidos planos e também conhecer os equipamentos que transformam as fibras em fios para obtenção de linhas de costura e fios para os tecidos que as confecções utilizam. Dentre esse processo que participa do nosso curso com o objetivo de conhecermos o processo para o desenvolvimento de um tecido.
Começarei com o processo de transformação da matéria prima.
A produção têxtil e constituída de várias etapas que exigem diferentes equipamentos e diferentes capacitações da mão de obra. Esse e um dos motivos da grande segmentação que observamos no mercado, isto e uma empresa faz apenas a fiação, enquanto outra faz apenas a parte de tecelagem ou malharia.A segmentação de mercado também envolve os muitos caminhos possíveis para obter diferentes produtos para o vestuário seja em aplicações cotidianas, como moda e lar ou em aplicações técnicas, como produtos têxteis hospitalares.
Na indústria têxtil a transformação de fibras é chamada de fiação, processo pela qual a matéria- prima segue para a produção de fios e linhas de costura.
A fiação é a etapa da produção têxtil onde fibras são transformadas em fios. Dependendo da forma da fibra, se ela e curta ou longa natural ou química, temos diferentes formas de produzir o fio e consequentemente é possível obter diferentes