Cadeia textil
O mundo da moda não vive apenas das criações dos estilistas, mas por trás delas existe, um mercado que movimenta vários setores que é a cadeia têxtil.
Chamamos de cadeia têxtil todas as etapas da industrialização de uma fibra têxtil desde o seu beneficiamento primário após a colheita até a confecção das roupas produzidas a partir do tecido gerado na sua industrialização. Fazem parte desta cadeia todas as Indústrias responsáveis por cada etapa de transformação desta fibra têxtil: beneficiamento, fiação, tecelagem, tinturaria, confecção e distribuição. (Site:www.coexis.com.br)
Chamamos de fibra têxtil qualquer matéria ou produto que pode ser transformado em um substrato têxtil, seja ele um fio, tecido, malha, etc. (Livro:O beneficiamento têxtil na prática.1 ed.São Paulo: Golden Química do Brasil Ltda.,2005.Autor:Vidal Salem,Alessandro De Marchi,Felipe Gonçalves de Menezes.)
A seguir um esquema simplificado dos elos que fazem parte da cadeia têxtil:
[pic]
(Fonte da imagem:-Livro:. Universo da Moda: Curso Online.Sem edição. São Paulo: Editora Anhembi Morumbi, 1999.Autor:Dario Caldas.)
E a cadeia têxtil completa:
[pic]
(Fonte da imagem: Apresentação em Power Point-Disciplina de Novos estilos e materiais,dos professores Fabiana Mendes e Emanuel Santana da FMU-Agosto/2008.)
Segundo Caldas (1999, p. 44), o setor têxtil é dividido em dois, o primeiro é a indústria têxtil e indústria de confecções, para essa cadeia funcione é necessário que todos os elos estejam bem sincronizados em termos do que e quando produzir, daí a existência de um calendário comum, chamado “timing da moda”, que segue o seguinte cronograma:
[pic]
1-As cores são pensadas e decididas de 24 a 30 meses antes da estação em que a roupa estará na vitrina.
2-Os fios são desenvolvidos 18 meses antes da estação.
3-Os tecidos, por sua vez, 12 meses antes.
4-A confecção (de roupas, acessórios, complementos), 9 meses antes.
5-Tudo isso